Formação Cristã › 12/03/2019

Como praticar a hospitalidade durante a Quaresma

 

 

A Quaresma é uma época em que os cristãos buscam a santidade com maior dedicação. Nosso objetivo é crescer na fé, em nosso relacionamento com Deus e prestar mais atenção às necessidades dos outros.

Jesus deixa claro no Evangelho de Mateus que uma das condições da salvação é a hospitalidade. A Quaresma pode parecer um momento para reduzir a acolhida de convidados em casa e para dedicar menos tempo a estar com outras pessoas, mas na verdade é uma época perfeita para viver a virtude evangélica da hospitalidade. Aqui estão cinco dicas sobre como fazer isso durante a Quaresma.

 

Receba convidados para uma refeição

Alguns dos maiores milagres de Jesus aconteceram em torno da refeição, porque oferecer aos outros um lugar à mesa de sua casa permite que os convidados vejam que você reconheceu suas necessidades e ativamente procurou satisfazê-los. Repartir o pão com os outros promove a conexão e a comunhão entre as pessoas. É claro que oferecer refeições especiais pode ser um pouco complicado com o jejum quaresmal e abstinência, mas isso não significa que seja impossível. Convide alguém para se juntar a você para comer pizza, peixe, sopa ou outro prato simples sem carne na sexta-feira, por exemplo.

 

Conheça os catecúmenos da sua paróquia

As chances são de que sua paróquia tenha pelo menos uma pessoa ingressando na Igreja nesta Páscoa, e é provável que essa pessoa precise de algo da sua hospitalidade. Muitos recém-chegados não conhecem ninguém em sua igreja local além da equipe de acolhida. É trabalho de todo católico fazer com que nossos irmãos e irmãs se sintam parte da família. Você pode convidá-los para tomar um café ou ir até sua casa para aquela refeição sem carne mencionada acima. Você pode até tentar convidar outros membros da paróquia para se juntarem a você, para que eles também possam se familiarizar com os membros mais novos da comunidade.

 

Organize um estudo bíblico ou de espiritualidade

Abra sua casa para amigos ou membros de sua paróquia como um lugar para estudar as Escrituras ou outros temas durante a Quaresma. Embora você possa facilmente organizar esse estudo em seu salão paroquial ou em uma cafeteria, há algo especial em fazê-lo em casa. Estar em um ambiente confortável promove conexões significativas e permite aos outros a liberdade de se desarmarem. Abrir seu espaço físico para os outros é um componente importante da hospitalidade, mas ainda mais significativo é abrir espaço para eles em seu coração. Caminhar ao lado de outras pessoas durante a jornada quaresmal oferece muitas oportunidades para que elas se sintam conhecidas e amadas.

 

Participe de um grupo que sirva refeição para os necessitados

No coração da hospitalidade está o serviço, então, que melhor maneira de praticar isso do que servindo àqueles de sua comunidade que precisam de mais amor? Além disso, é uma ótima maneira de dar esmola, que é um dos principais pilares da Quaresma. Para tornar esse ato realmente hospitaleiro, não apenas cozinhe com o grupo e sirva a refeição, mas reserve um tempo para olhar nos olhos das pessoas que você atende. Fale com eles, pergunte seus nomes e como foi o dia deles. Mostre-lhes que você não apenas cuida de suas necessidades físicas, mas de toda a vida.

 

Desligue seu telefone

Claro que isso não é possível por 40 dias, mas tente em momentos especiais. Deixe de lado o seu telefone – ou pelo menos coloque-o fora do alcance da sua mão – quando estiver com outras pessoas nesta Quaresma. Além de ser um excelente jejum, desligar o telefone ajuda você a estar mais presente para as pessoas com as quais você se comunica, dedica atenção, cuidado e amor.

Ao se esforçar para cultivar espiritualmente esta Quaresma, esteja atento às maneiras pelas quais você pode abrir seu coração e o seu lar através da prática da hospitalidade.

 

Por Clarissa Pluta

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X