Na Região Santana, começa o 2° Ano do Sínodo Arquidiocesano
No último sábado, 30, aconteceu na zona norte da cidade de São Paulo, no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, a celebração de abertura do segundo ano dos trabalhos do Iº Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, para a Região Episcopal Santana. O encontro presidido por dom Sergio de Deus Borges, reuniu mais de 350 pessoas, entre sacerdotes, diáconos, representantes eleitos das 65 paroquias e membros convocados.
Dom Sergio Borges de Deus, Bispo Auxiliar de São Paulo na Região Sant’Ana reforçou o pedido do Cardeal Odilo Pedro Secherer, de conseguirmos uma verdadeira conversão missionária: “precisamos escutar o povo, até ressoar em cada um de nós o processo de evangelização”, disse.
Ao término da celebração, Pe. Andrés Marengo, coordenador regional de pastoral, explicou a metodologia e regulamento das Assembleias Sinodais nas Regiões Episcopais, através do instrumento de trabalho elaborado pela Coordenação Geral do Sínodo. Neste segundo ano, serão 5 momentos de encontro, momentos de trabalho das Assembleias Regionais.
Em seguida, o padre Salvador Ruiz Armas, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação e coordenador dos trabalhos de pesquisa de campo na Região, apresentou os resultados da pesquisa realizadas no ano 2018, pelos pesquisadores do Sínodo Arquidiocesano, sobre a situação religiosa e pastoral da Igreja na Arquidiocese. Logo após os presentes puderam aprofundar sobre alguns dados apresentados, e colocar algumas questões da realidade da própria paróquia, da Região ou da ação das diversas pastorais e movimentos.
O objetivo maior, disse Dom Sergio, é “levar Jesus à todos, renovando a nossa ação evangelizadora, com os ouvidos e o coração aberto, numa atitude de escuta e conversão”.
Representam a Paróquia Sant’Ana na Etapa Regional do Sínodo Arquidiocesano os coordenadores de pastoral Carlos Fonseca, José Carlos dos Santos e Rubens da Cruz.