1º Dia – Novena à Nossa Senhora das Graças

A MEDALHA MILAGROSA 

Santa Catarina Labouré foi distinguida no dia 27 de novembro de 1830, com a aparição da Virgem Santíssima.

“A Senhora tinha os dedos cobertos de anéis e pedrarias de indizível beleza, dos quais desprendiam raios luminosos para todos os lados, envolvendo a Virgem de extraordinário esplendor”.

Maria Santíssima disse: – “Eis o símbolo das graças que derramamos sobre as pessoas que as pedem”.

Como se não pudesse com o peso das graças, os braços se abaixaram e se abriram na atitude graciosa que se vê na Medalha Milagrosa. Formou-se então, em torno da Virgem um quadro onde se liam em letras de ouro essas palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Maria confiou-lhe então esta missão: – “Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a usarem receberão grandes graças; hão de ser abundantes as graças para os que a trouxerem com confiança”.

A Virgem Maria fez compreender a Santa Catarina o quanto lhe são agradáveis s orações dos que a invocam, e quanto é generosa em conceder o que lhe pedem.

Milagres, graças e prodígios extraordinários se operam por meio da Medalha Milagrosa. É célebre a conversão do judeu Afonso Ratisbone, acontecida depois da visão que ele teve na Igreja de Santo André, em Roma, em que a Santíssima Virgem Maria lhe apareceu, como representa a Medalha Milagrosa.

“Esta Medalha” – disse Pio XII – “foi instrumento de tão numerosos favores, tantas curas, proteções e conversões que a voz do povo a chamou Medalha Milagrosa”.

A medalha Milagrosa é dádiva celeste. Usá-la é colocar-se sob a proteção de Maria, na vida e na morte.

***

PRÁTICA: Usar a Medalha com confiança e devoção.

BEIJÁ-LA respeitosamente de manhã e à noite, dizendo: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

PROPAGAR a Medalha. É tão fácil dá-la a uma criança, aos doentes, aos amigos, aos que estão em dificuldades, etc.

***

Na PARÓQUIA SANT’ANA, a novena é rezada de maneira perpétua, todas as segundas-feiras, iniciando-se as 19h com o Rosário, seguido de Celebração Eucarística e Novena, a partir das 19h30.

 

1º DIA DA NOVENA

SINAL DA CRUZ

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me, também, de ter perdido o Céu e merecido o Inferno; e proponho-me firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.

JACULATÓRIA (3 vezes)

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

PRIMEIRA APARIÇÃO

Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça, guiada pelo seu Anjo da Guarda, é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes,como Santa Catarina se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso se nos privarmos dos gozos terrenos.

Rezar 3 Ave-Marias, seguida cada uma da invocação: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

ORAÇÃO FINAL

Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte e a graça (fazer o pedido) que peço com toda confiança. Amém.

X