Notícias › 17/07/2019

Papa Francisco nomeia Dom Sergio para a diocese de Foz do Iguaçu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 17, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Foz do Iguaçu (PR), dom Sergio de Deus Borges, transferindo-o da Arquidiocese de São Paulo, onde era Bispo Auxiliar e desempenhava o ofício de Vigário Episcopal na Região Santana. Atualmente, a diocese de Foz do Iguaçu tem como Administrador Diocesano o padre Dionísio Hülse, que assumiu as atividades em outubro de 2018, quando o então bispo dom Dirceu Vegini veio a falecer. A posse de dom Sergio está marcada para o dia 07 de setembro, na Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe.

Dom Sergio de Deus Borges

Nascido na cidade de Alfredo Wagner, no Estado de Santa Catarina, em 1966, dom Sergio realizou os estudos filosóficos com os Frades Capuchinhos em Ponta Grossa (PR). Ele também estudou Teologia, na Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR). É licenciado em Pedagogia, tendo especialização em Gestão do Ambiente Escolar, pela Universidade Luterana do Brasil. É mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, sendo especialista em Direito do Matrimônio e da Família, pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, também em Roma.

Ordenado padre em 06 de fevereiro de 1993, na diocese de Conélio Procópio (PR),  tendo exercido os postos de Pároco da Paróquia São Miguel e São Francisco; Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jataizinho (PR). Dom Sergio foi, também, reitor do Seminário Maior São José; responsável pelas Pastorais da Juventude, do Dízimo e Familiar na diocese; Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, entre outras funções.

No Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Londrina, foi Juiz, Vigário Judicial Interdiocesano Adjunto e Vigário Diocesano. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.

No dia 27 de junho de 2012, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI bispo titular de Gergi e Auxiliar de São Paulo, tendo sido ordenado aos 18 de agostodo mesmo ano, com o lema “In hoc Signo vinces” (Por este Sinal vencerás).  A posse no ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese aconteceu no dia 02 de setembro de 2012.

O atual Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, exerceu as funções de Vigário Episcopal para a Região Sant’Ana, Moderador do Tribunal Eclesiástico de Primeira Instância, sendo referencial para Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo e para a Vida Consagrada. Na CNBB, é membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância. No Regional Sul 1, o bispo é referencial para o Diaconato Permanente.  

Dom Sergio assumiu ainda, desde 23 de maio de 2018, a função de Administrador Apostólico da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, função que exercerá até a posse do novo Eparca, que já foi nomeado e aguarda ordenação.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X